21 de Maio – Dia Nacional da Luta Contra a Obesidade

DiaObesidadeFB

“A Obesidade é uma doença crónica que tem aumentado de prevalência em todo o mundo, principalmente nos países industrializados.

Este incremento acontece tanto na idade adulta como nas crianças, tornando-se um grave problema de saúde pública.

É uma das principais causas de morte evitáveis em todo o mundo. Tem um impacto fortemente negativo na qualidade de vida dos doentes, reduzindo a esperança de vida, devido a estar intimamente associado a múltiplas patologias como as doenças cardiovasculares, a diabetes, as doenças malignas, as alterações do sono, as lesões osteoarticulares e outras.

Tem múltiplas causas mas, contrariamente ao que se pensa, resulta principalmente de hábitos alimentares deficientes e de sedentarismo, que podem ser corrigidos.

A predisposição genética é também um factor importante e permite identificar os jovens que necessitam de apoio. A prevenção deve iniciar-se o mais cedo possível nas escolas e infantários e continuar em todas as idades. As causas hormonais são raras.

O tratamento consiste na educação alimentar e no aumento da actividade física. Só assim se consegue gastar a energia acumulada no organismo em forma de gordura. A perda de peso, melhora a auto-estima e a adesão às alterações do estilo de vida recomendadas.

Com frequência, é necessário apoio psicológico e o auxílio dos membros da família.

Apesar de bem conhecidas as formas de tratamento, na realidade, os resultados a médio prazo são habitualmente pouco eficazes. Muitas vezes é necessário apoio por equipas multidisciplinares experientes.”

Dr. Joaquim Garcia e Costa
Endocrinologista, MedicilLisboa